quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

20 semanas de gravidez

Como seu bebê está crescendo

O bebê está agora engordando e virou uma coisinha meio gosmenta -- uma substância oleosa chamada verniz caseoso ou vérnix cobre todo o corpo dele, a fim de proteger a pele da prolongada submersão no líquido amniótico. Alguns bebês chegam a nascer ainda cobertos por ele.

A cada dia que passa, ele engole mais líquido amniótico, o que é um ótimo treino para o sistema digestivo antes da alimentação de verdade. Nestas semanas, o bebê também produz em sua barriguinha uma substância conhecida como mecônio.

De cor negra ou verde bem escura, o mecônio é formado por células mortas, secreções do estômago e o líquido amniótico engolido. Ele se acumula nos intestinos e aparecerá depois na primeira fralda que você trocar.


Como fica sua vida

Literalmente sem fôlego? Pondo a língua para fora depois de subir uns meros degrauzinhos? Um pouco de falta de ar é normal e pode até piorar à medida que o útero cresce e pressiona os pulmões, mas fale com seu médico se isso se agravar demais.

Outra coisa importante nesta fase é a ingestão de uma quantidade suficiente de ferro. O bebê precisa dele para produzir glóbulos vermelhos. Entre os alimentos ricos em ferro estão carnes vermelhas magras, frango, peixes e lentilha.

Só tome suplementos vitamínicos se eles tiverem sido recomendados pelo obstetra.

Exercícios

Veja como proteger suas costas e aprenda alguns exercícios para melhorar eventuais dores no dia-a-dia.

Se você pratica ginástica regularmente, fique de olho para não exagerar na dose. Conheça os sinais de perigo e pare se começar a ficar ofegante, vermelha demais ou sentir tonturas.

Para quem não está acostumada a atividades físicas, uma caminhada ao ar livre ou em um parque já faz uma grande diferença para o corpo, assim como a mente.

Seu bebê está ganhando peso, e mede agora cerca de 17 centímetros, do alto da cabeça até o bumbum, sem contar as pernas, que costumam ficar bem flexionadas.

3 comentários:

  1. Saudades, só isso que sinto quando vejo as novas mamães assim como você relatando como está as semanas da gestação!

    Feliz ano novo :)
    meu-pequeno-guilherme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Heeee já ta na metade que delicia!
    Passa voanooo vai por mim hahahaha
    Beijos flor e feliz 2014!!!

    ResponderExcluir