sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Viagens de carro durante a gravidez


 


 

Há algum risco em viagens de carro mais longas?

Não há motivo para se evitar viagens de carro durante a gravidez, desde que você pare com frequência para fazer xixi e esticar as pernas.

Mais no final da gestação, quando sua barriga já estiver grande e próxima demais do volante, deixe que seu companheiro ou alguma amiga dirija.

Qual o melhor jeito de usar o cinto de segurança?

Coloque a parte de baixo do cinto abaixo de sua barriga -- ele deve ficar bem colocado na região pélvica. Utilize sempre o cinto de três pontos, passando sobre o ombro. Ele deve cruzar sua barriga e se posicionar entre os seios. Se incomodar no pescoço, tente mudar a posição do assento para que se encaixe melhor. Procure não sentar no assento do meio do banco de trás, porque nessa posição o cinto de segurança é quase sempre de dois pontos. Prefira sempre o cinto de três pontos, que passe pelo ombro.

Nunca use o cinto de baixo por cima da barriga, porque no caso de um acidente o impacto de uma desaceleração repentina pode afetar a placenta e até causar um descolamento.

Lembre-se de que seus ossos, músculos e órgãos, além do líquido amniótico, formam uma barreira para o bebê e ajudam a mantê-lo seguro. A melhor forma de protegê-lo mais ainda é protegendo a você mesma, ou seja, usando o cinto de segurança.

Os airbags do carro podem fazer algum mal para mulheres grávidas?

Os airbags são seguros desde que o cinto de segurança esteja propriamente afivelado e o assento do veículo, distante do painel ou da direção.

Se for se sentar no banco do motorista e a direção for ajustável, movimente-a para baixo a fim de deixá-la o mais longe possível de sua barriga. Caso você não seja muito alta e a direção e os pedais fiquem longe, use uma almofada para elevar seu corpo no assento.

Na eventualidade de um acidente, o cinto de segurança ajudará a conter a região peitoral e a manter distância da direção; o airbag, por seu lado, auxiliará na dispersão do impacto da colisão.

O que fazer em caso de uma batida?

O mais seguro é contatar seu médico e fazer uma consulta, independentemente do tempo de gestação e da gravidade do acidente.

Embora o útero proteja o bebê e a placenta durante um impacto repentino, colisões podem acabar separando a placenta do útero -- uma condição conhecida como descolamento. Essa separação pode ser parcial ou total e levar a uma hemorragia, parto prematuro e até aborto espontâneo (muitas mulheres nem chegam a notar sintomas).

Se após um acidente tiver contrações, dores ou sangramento, procure ajuda médica imediatamente ou vá direto para um pronto-socorro. Não deixe de mencionar também se seu sangue é fator Rh-negativo, porque se houver qualquer chance de que tenha se misturado ao do bebê, talvez você terá que tomar uma injeção de imunoglobulina anti-D.

Quando voltar para casa, fique atenta a sangramentos vaginais, vazamento de algum líquido, contrações ou qualquer outra dor abdominal e diminuição nos movimentos do bebê. Em qualquer uma dessas situações, volte a procurar o médico.

A gravidez vai me deixar mais propensa a sentir enjôos durante viagens?

Se você já estava sentindo enjôos, longas viagens de carro podem sim piorá-los. Mas, de modo geral, a gestação por si só não faz com que mulheres sintam mais enjôo.

Quando estiver enjoada, procure se sentar no banco da frente, abrir a janela para ventilar o veículo e se concentrar no horizonte ou algum objeto distante. Coma também lanchinhos que não sejam gordurosos e tente evitar refeições muito pesadas antes de viajar.

Embora haja pouca pesquisa e os resultados sejam inconstantes, algumas mulheres aconselham usar pulseiras antienjôo baseadas em técnicas de acupuntura e que contam com pequenas bolinhas que pressionam pontos estratégicos do pulso.

Caso seu enjôo seja insuportável, converse com o obstetra para ver se ele pode receitar algum medicamento.

  O que fazer para me sentir mais confortável em viagens de carro?

Ficar sentada por muito tempo em qualquer lugar pode provocar inchaço dos pés e tornozelos e cãibra nas pernas, por isso estimule a circulação sanguínea fazendo paradas a cada, pelo menos, 90 minutos.

Procure um restaurante, bar ou até posto de gasolina na estrada para andar um pouco e fazer exercícios bem simples.

De pé ou sentada, estique a perna, puxe o calcanhar para fora e suavemente flexione os pés para trabalhar os músculos da panturrilha. Um outro bom exercício é se sentar e fazer movimentos circulares com os tornozelos e também movimentar os dedos dos pés.

Não custa ainda estar sempre bem preparada para emergências, com um telefone celular à mão, os contatos da companhia de seguro do veículo, uma muda de roupa, lanchinhos e garrafas de água.

4 comentários:

  1. Que post legal, pena que nunca mais usarei estás informações, mas é uma excelente dia para futuras e atuais mamães.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!
    Com 4 meses de gravidez fiz uma viagem de carro de 8h, cheguei lá com dores nas costas, mas foi tranquilo.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. amiga quando viajava
    tinha que ter água balinha
    comida lanche
    e sempre tinha cuidado com o cinto
    dava uma paradinha para esticar as pernas e
    olha um grande aliado banana
    ajuda muito

    linda tarde bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  4. Eu fazia uma viagem de 20 minutos todo dia, ou seja 40 minutos no carro e no final virou uma tortura, calor demais, pés inchados e pior que eu que era a motorista!

    Acho que esticar é uma boa dica!!
    E a do cinto tb !

    Beijos

    ResponderExcluir