segunda-feira, 21 de outubro de 2013

10 semanas de gravidez

O feto tem apenas 3 centímetros de comprimento do alto da cabeça até o bumbum, e pesa menos de 4 gramas.


 Mesmo tão pequeno, engole líquido e dá chutes o tempo todo. Todos os dias surgem novos detalhes, como as unhas e um pouco de cabelo, uma leve penugem. Os órgãos vitais -- o fígado, os rins, o cérebro e os pulmões -- estão totalmente formados e já funcionam, e a cabeça tem quase metade do comprimento do corpo inteiro. A testa ainda está saltada, mas logo vai assumir uma forma mais humana.

Se você pudesse dar uma olhadinha no seu bebê esta semana, conseguiria enxergar claramente o desenho de sua coluna. Os nervos se expandem a partir da medula espinhal.

Seu útero está do tamanho de um mamão papaia pequeno. Com a ajuda de um doppler, um estetoscópio por ultra-som, dá para ouvir as batidas rápidas do coração do feto -- uma grávida comparou o som ao galope de um cavalo. 
Nas próximas três semanas, seu bebê vai mais que dobrar de tamanho. 

Como fica sua vida

Você está se aproximando do fim do primeiro trimestre da gravidez, e seu útero está do tamanho de um abacate pequeno, preenchendo quase totalmente o baixo ventre. Talvez você até consiga sentir seu útero se apalpar a barriga acima do osso do púbis. Tente beber oito copos de líquido por dia, mas limite o consumo à noite, para não ter que ficar levantando para fazer xixi muitas vezes.

Sonhos esquisitos são comuns durante a gravidez, e também podem contribuir para atrapalhar suas noites

Excesso de saliva

Reparou que está com mais saliva na boca do que antes? Esse fenômeno é bastante comum nas mulheres grávidas, sobretudo em quem tem mais acidez ou em quem sofre com vômitos constantes de uma condição conhecida como hiperemese gravídica.

Os especialistas ainda não sabem ao certo por que ocorre esse excesso de saliva, talvez devido a uma maior produção na gravidez, talvez pelo fato de gestantes engolirem menos saliva ou até uma combinação das duas coisas.
http://brasil.babycenter.com/10-semanas-de-gravidez#ixzz2iNWBQlWO

http://brasil.babycenter.com/desenvolvimento-fetal-10-semanas-de-gravidez#continua#ixzz2iNW5wwhD

Nenhum comentário:

Postar um comentário