quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Giardíase Canina

  Hoje mamãe e papai estão tristes, nossa filha canina já não estava passando bem a alguns dias e hoje teve que ser internada, a suspeita é de Giardíase Canina que tem como agente etiológico um protozoário  que afeta, em especial, a região superior do intestino delgado.
 Hoje pela manhã nas suas fezes notamos que estava  com sangue, já tínhamos pesquisado na internet como ficaria as fezes então levamos ela para o veterinário.
Ele pediu para desinfetarmos a casa com Amônia também já fizemos.
E por preocupação fui no meu médico, ele falo que não tenho nenhum sintoma mas me passou uma requisição para fazer um exame também.
O mas triste foi ir lá no veterinário e ver ela , ela chorava para a gente pegar ela e eu chorava por não pode levar lá.
Mamãe e Papai te amam muito pequena
Melhora logo e volta pra nossa casa.








Giardíase canina  consiste em uma zoonose que foi descoberta no século XIX, que tem como agente etiológico um protozoário  que afeta, em especial, a região superior do intestino delgado.

A infecção por este parasita pode ocorrer por meio do contato com as fezes contaminadas, sendo a forma mais comum de contaminação a ingestão de água ou alimentos contaminados (transmissão fecal-oral). O cisto é a forma infectante deste parasita e uma vez instalado no ambiente, podem sobreviver por longos períodos, especialmente em locais úmidos e frios. Quando o cão ingere o cisto, este eclode no intestino do hospedeiro, após a prolongada exposição ao ácido gástrico e às enzimas pancreáticas.

Os cães contaminados com este protozoário podem apresentar perda de apetite, vômitos, letargia, fezes amolecidas, dor abdominal juntamente com diarreia, que pode ser intermitente ou aguda, e consequente perda de peso. Contudo, alguns animais infectados são assintomáticos.

A melhor forma para se diagnosticar a giardíase é por meio da flotação com sulfato de zinco com centrifugação. É importante que, para a realização desse exame, sejam utilizadas três amostras de fezes, coletadas em dias alternados, ao longo de uma semana, uma vez que a liberação dos cistos é intermitente, podendo levar a resultados falso-negativos quando se utiliza somente uma amostra.

O tratamento inclui o uso de antiparasitários como nitromidazois, furodolizona, benzimidazois, dentre outros.
É comum a reinfestação dos animais, já que os cistos infectantes não são eliminados do ambiente. Desta forma, é necessário realizar uma desinfecção profunda sempre que possível. Além disso, é importante garantir que os alimentos o a água não estejam contaminados. Também existe a vacina contra o protozoário, que estimula o animal a resistir ao parasita.
Fontes:
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=fd_giardia.htm
http://www.zoonoses.piracicaba.sp.gov.br/site/comapalavra/1071-giardiase-canina.html

4 comentários:

  1. Ai, tadinha, Guida... :(
    É muito duro ter que ficar longe sabendo que elas não estão bem, né?!

    Que ela melhore logo e volte pra casa rapidinho! ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaaaaiii que pecado amiga, sua dog é muito lindinha vai da tudo certo
    vc vai ver, !!!
    bjooo

    ResponderExcluir
  3. oh amiga ela vai ficar boa
    e logo logo vai estar ai traquinando
    obrigada pelo seu carinho no blog
    o que é muito importante pra mim
    linda noite bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  4. Oihnh tadinha, coisa mais linda sua cadelinha, logo logo estará boa! Com certeza!!!

    Vim te convidar para participar do sorteio que está rolando lá no nosso cantinho clique aqui e confira... ESTAMOS ESPERANDO VOCÊ!

    Beijinhos (╯3╰)

    ║█║▌║█║▌Meu Pequeno Guilherme│║▌║▌█║

    ResponderExcluir