terça-feira, 8 de abril de 2014

Quando e Como Lavar as Roupinhas do Bebê


Sábado dia 05/04 vovó Inez e Tia Kaci me ajudaram com a lavagem das roupa da Laura, gente é tanta pecinha pequeninha mais que no final dá um montante bem grande.


Uma das dúvidas que nós gestantes temos é sobre a lavagem das roupinhas e do enxoval do bebê em geral, minha sorte que tenho minha mamãe que me ajudou em tudinho.

- Precisa mesmo lavar tudo?
As roupinhas recém compradas aparentam estar tão limpinhas, passadinhas e até cheirosas que pode bater aquela preguiça de lavá-las. Mas pediatras, dermatologistas, sites especializados e principalmente as mães, claro, são unânimes em afirmar: precisa lavar sim. As roupinhas e outros itens do enxoval passam por diversas mãos, processos e locais, desde a confecção até chegarem às lojas. Se você não quiser lavar tudo, lave pelo menos as roupinhas tamanho rn e p/3 meses e roupas de cama e banho.

- Quando lavar?
Muita gente indica que se comece lá pelo sétimo ou oitavo mês de gestação. Eu acredito que com 30-32 semanas é um período bacana para começar.

- Como lavar as primeiras roupinhas do bebê? 
Aqui entram várias premissas:
As roupinhas do bebê, bem como roupa de cama e banho, devem ser lavadas separadamente das roupas do restante da família, pois isso evita a contaminação por bactérias muitas vezes presentes nas peças dos adultos. Não existe uma regra referente ao tempo em que isso deve ser feito, mas nos lavamos as roupinhas da Laura separadas.

É indicado também ter baldes e/ou bacias só para as roupinhas do bebê, assim você evita o contato com produtos químicos ou de limpeza, que normalmente deixam resíduos nesses recipientes. Comprar baldes de cores diferentes facilita essa identificação. E caso você se pergunte para que usará baldes ou bacias já que pretende lavar as roupinhas na máquina, é para deixá-las de molho, quando necessário.
É importante também ler as instruções nas etiquetas de cada peça. Muitas tem algumas restrições de temperatura da água, lavagem manual, secagem a sombra, etc, especialmente as peças mais finas e delicadas ou com detalhes como estampas e bordados.

Separe roupas brancas e claras das coloridas antes de lavar. Normalmente roupas de bebê de boa qualidade não soltam cor, mas dessa forma você evita qualquer contratempo com manchas.

- Quais produtos usar?
Não use sabão em pó comum, amaciantes ou alvejantes que contenham cloro ou água sanitária. Prefira produtos específicos para lavagem de roupas infantis ou o bom e velho sabão de coco, seja ele em pó ou líquido (eu prefiro o líquido). Nessa lavagem das roupinhas usamos o Ola original (o rosa).

Lavagem a mão x máquina de lavar
Já vi muita indicação de lavagem manual, ou seja, a mão. Essa indicação vem do fato de acreditar-se que a lavagem na máquina pode deixar resíduos dos produtos usados nas roupinhas ou até danificá-las.
Na minha opinião, nos dias de hoje onde corremos contra o tempo e buscamos praticidade, isso fica meio inviável. Além disso, a maioria das máquinas de lavar possuem ciclos específicos para roupas delicadas e tem a opção de múltiplos enxágües, com isso as roupinhas não são danificadas nem ficam com resíduos.


- Secagem: varal x secadora
Já em relação à secagem dessas primeiras peças do bebê, eu prefiri o bom e velho varal por um motivo simples: as roupinhas ficaram mais macias e cheirosas quando secas ao sol do que na máquina.

- Passando as roupinhas
Caso você opte por secar as roupinhas na máquina, talvez nem seja preciso passar a ferro as peças. Muitas saem prontas para ir para o armário, outras precisam ser passadas. Depende muito do tipo de roupa, tecido, etc. Nessa hora você pode aproveitar também para cortar etiquetas que possam incomodar o bebê, tomando cuidado para não cortar as costuras.
Depois de lavadas e passadas, as roupinhas podem ir direto para o armário ou para a cômoda do bebê.

Agora algumas fotos desse dia, vovó Inez empenhada na lavação ficou parecendo garota propaganda do Ola.

Pequena tava cuidando das roupinhas
Sapatinhos e Sapatinhos
E agora passar

4 comentários:

  1. Agueda meninas vc apreendeu direitinho com sua mãe, dicas super boas. Tudo certinho :)

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Para mim foi um dia especial lavar as roupinhas do bb pela 1° vez passar tudo q nao e tao legal kkk uso sabão de coco Roma mt bom um bjinho!!!

    ResponderExcluir
  3. Agueda, dá uma trabalhão, mas é prazeroso ao mesmo tempo, né?! Por aqui já comecei a lavar, tudo na mão com sabão de coco. E pra secar uso o varal também. Já lavei de 2 vezes e semana que vem devo ter uma terceira lavagem, pra lavar as coisas que ganhamos no chá de bebê.
    Beijos!
    Rita

    ResponderExcluir
  4. Que bela lembrança veio na minha memória. Como amei lavar cada pecinha de roupa, momento maravilhoso.
    Amei as dicas, e aqui eu lavei na maquina também, e adorei curtir este momento, e ver o meu varal com peças tão pequenas foi um momento único.
    Que lindas peças e super colorido. Bjs
    VIvi e Isaac

    ResponderExcluir