sábado, 1 de março de 2014

O que é Diabetes gestacional?

 Na minha consulta do dia 20/02, levei meus exames que o médico tinha pedido, achei que estava tudo certo, pois sempre tentamos avaliar o exame né. E conforme tinha os índices minha glicose estaria certa, mais os índices são para pessoas não gravidas, então aquele valor de 91 para uma gestante era alto.

Ele me pediu novamente para fazer o teste de tolerância à glicose, ai fui foi feito a coleta do sangue em jejum, ai tomei 300 ml de um liquido lá doceeeeeeeeee falei que parecia uma Sprite sem gás, quente e muito mais doce, mais tomei tudinho, ai voltei pra casa e fiquei deitada por 2 horas, ai voltei lá para a segunda coleta. O liquido deixa a gente muito mole, acho que deve baixar muito a pressão, pedi urgencia no exame.

As 18:00 horas fomos lá buscar, e pra minha alegria tava em 82 na primeira coleta e  100  na segunda, já levei na hora para o meu médico ver, e ele falo que com esses níveis não preciso tomar medicamento.

Mesmo fazendo os exercícios na fisioterapia obstétrica, 2 vezes por semanas, ele me indicou caminhadas de 30 minutos se possivel umas 5 vezes por semana, e também para que eu procurasse uma nutricionista.

Comecei as caminhadas e também fui na nutri segunda (24-02), ela me passou um diário alimentar para eu anotar tudo que eu comer para ela pode fazer uma análise. 

Estou fazendo de tudo para baixar o nível e mante-lo para não influenciar para a Laura, e também não precisar de medicamento algum, venho contar para vocês, sobre a nutricionista na minha proxima consulta.

Abaixo informação sobre a diabete gestacional.

  O diabetes gestacional é o alto nível de açúcar no sangue (diabetes) que começa ou é diagnosticado durante a gestação.

Causas

Os hormônios da gravidez podem impedir que a insulina cumpra sua função. Quando isso acontece, os níveis de glicose podem aumentar no sangue da gestante.
diabetes gestacional Elevação da glicose no corpo da mãe pode levar ao aumento de peso no bebê
Você corre mais risco de ter diabetes gestacional se:
  • Estiver com mais de 25 anos ao engravidar
  • Possuir histórico familiar de diabetes
  • Tiver dado à luz um bebê com mais de quatro quilos ou com algum defeito de nascença
  • Apresentar açúcar (glicose) na urina quando fizer uma consulta de pré-natal periódica
  • Tiver hipertensão
  • Apresentar líquido amniótico em excesso
  • Tiver passado por um aborto espontâneo de causa indeterminada ou tiver tido um natimorto
  • Estava acima do peso antes de engravidar

 Exames

O diabetes gestacional geralmente começa no meio da gravidez. Todas as mulheres grávidas devem fazer um teste oral de tolerância à glicose entre a 24ª e a 28ª semana de gestação para verificar a ocorrência da doença. As mulheres que possuem fatores de risco do diabetes gestacional devem fazer o teste antes desse período.
Depois que o diabetes gestacional é diagnosticado, você pode verificar seu estado testando o nível de glicose em casa. A forma mais comum consiste em fazer um pequeno furo na ponta do dedo e colocar uma gota de sangue em um aparelho que faz a análise de glicose. 


Sintomas de Diabetes gestacional

Geralmente não há sintomas ou os sintomas são leves e não apresentam risco de morte para a grávida. Com frequência, o nível de açúcar (glicose) no sangue volta ao normal após o parto.
Os sintomas podem incluir:
  • Visão borrada
  • Fadiga
  • Infecções frequentes, incluindo as na bexiga, vagina e pele
  • Aumento da sede
  • Aumento da micção
  • Náusea e vômitos
  • Perda de peso, apesar do aumento de apetite

Dieta e exercícios

A melhor maneira de melhorar sua dieta é comer uma grande variedade de alimentos saudáveis. Você deve aprender a ler os rótulos dos alimentos e sempre verificá-los quando precisar tomar decisões em relação à sua alimentação. Se você for vegetariana ou seguir alguma outra dieta especial, converse com seu médico ou nutricionista.
Em geral, a dieta deve ser moderada em gordura e proteína e fornecer níveis controlados de carboidrato com alimentos como frutas, hortaliças e carboidratos complexos (como pão, cereais, massa e arroz). Será necessário diminuir os alimentos que contêm muito açúcar, como refrigerantes, sucos de fruta e doces.
Você deve fazer três refeições pequenas ou médias e comer um ou mais lanches diariamente. Não pule as refeições nem os lanches. Mantenha a mesma quantidade e os tipos de alimentos (carboidratos, gorduras e proteínas) todos os dias. 

Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário