segunda-feira, 3 de março de 2014

Cálculo Renal na Gravidez



Shutterstock
Apesar de raro (apenas um caso em 1.150 grávidas), o cálculo renal, mais conhecido como pedra no rim, não pode ser retirado nesse período.
 Os médicos apenas tratam as dores causadas pelas pedras com remédios antiespasmódicos (como os que combatem cólicas menstruais) ou, em caso de dores muito fortes, medicamentos derivados da morfina. 
Uma das dicas para evitar o problema é procurar seu médico antes da gestação para identificar possíveis cálculos renais e tratá-los a tempo, já que a gravidez pode fazer com que as dores se tornem mais fortes.
 “Neste período, a quantidade de hormônios que contribuem para a dilatação do ureter aumenta e pequenos cálculos podem passar para a bexiga, acentuando a dor”, afirma Edson Benedito, obstetra do Hospital Santa Joana (SP). 
A litotripsia, procedimento em que as pedras são “explodidas” por radiação e eliminadas pela urina, pode ser realizada 15 dias após o parto. O ideal, porém, é que ela ocorra depois que o bebê completar um ano, porque o período de recuperação limita os esforços da mãe.
 Mesmo que você não tenha nenhum cálculo detectado antes da gravidez, é bom se cuidar: tome um copo de água por hora até anoitecer e não deixe de ir ao banheiro a cada duas ou três horas.
----------------------------------------------

Sexta-feira dia 28 comecei a sentir umas dores bem estranhas, como nunca fui mãe logo pensei que era a Laura querendo vim ao mundo, como as dores continuaram resolvi vim embora do trabalho, já liguei na hora para o meu médico.
Ai fomos eu e o Wanderson lá, fui atendida na mesma hora, depois agradeci as pacientes que eu passei na frente mas tem coisas que a gente não escolhe.
Na hora o Dr. Tito já me falo de crise renal, fizemos uma ultra e ele viu que os meus dois rins estão bem alterados falou até que pode ser algum problema de nascença e descobri que minha irmã também tem pedra no rim.
Olhamos a Laura e estava tudo bem com ela tudo certinho.
Já me encaminhou para o hospital que é do outro lado da Rua, então em minutos eu já estava no hospital e sendo medicada, passei a noite internada e saí sábado perto das 11 da manhã.
Continuo tomando remédio para aliviar as dores que ainda continuam aqui comigo, espero que logo eu esteja 100%. 
Obrigada a todos que me mandaram mensagens via celular, Facebook ou instagram ;;)
E em especial ao meu maravilhoso marido que em nenhum minuto saiu do meu lado, Amo você Wan cada dia você me dá mais razões para te amar.





Nada melhor que estar em casa com meu amor e minha pequena.

3 comentários:

  1. Tomara que passe logo e bom ver sua carinha sorridente mesmo nessas horas kkk.
    Estou louca outro segundo trimestre, ver a barriga grande e meu bebê cada vez maior kkk, mas estou mais louca pra ver ele (a) dia 11, como é duro esperar esperar. Kkkk Mas uma delícia sem tamanho, sem medida.
    Beijos na barriga.

    ResponderExcluir
  2. Aiin amiga vc nao existe
    sempre sorridente isso mesmo...
    isso te deixa mais e mais linda =)
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Agueda, que susto heim?! Menina, se cuide, tome bastante líquido e tomara que essa pedra saia logo e sem dor de preferencia! Tenho uma amiga que teve também esse problema quando ela estava grávida. No caso dela foi excesso de cálcio porque ela tomava muita pastilha pra azia. Ela chupava tipo 20 por dias, e essas pastilhas tem muito cálcio. Agueda, o que me impressionou é ver o seu sorriso lindo no rosto mesmo com dor, no hospital! Você é abençoada por ter um sorriso tão bonito!
    Beijos, Rita

    ResponderExcluir