quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

21 semanas de gravidez

Como seu bebê está crescendo

O bebê deve estar com 27 centímetros do alto da cabeça até o calcanhar. As sobrancelhas e pálpebras estão totalmente formadas, e ele já tem unhas. De agora em diante, tudo o que você disser, o bebê escuta, então aproveite para falar, cantar ou ler em voz alta para ele. Serve qualquer tipo de livro: dos clássicos infantis até algum que você esteja lendo no momento. O importante é que ele sinta o ritmo da sua fala
. Nem todo mundo se sente confortável lendo em voz alta -- se for seu caso, não tem problema.


Como fica sua vida

Prepare-se para se ver meio desajeitada durante a gravidez. Você está mais pesada, o centro de gravidade do seu corpo mudou com o crescimento do útero e seus dedos e outras juntas estão mais frouxos devido aos hormônios da gestação.

Tente prestar atenção por onde anda e despeça-se por enquanto dos saltos altos, se ainda não fez isso. Eles dificultam o equilíbrio e podem provocar dores nas costas.

O ganho de peso até o final da gravidez é algo que pode estar incomodando você. Como ele é inevitável, o melhor que se tem a fazer é comer de um jeito saudável e, mais ainda, dedicar um tempo para você mesma. 

Comendo na medida

É recomendável esperar um pouco para emagrecer uma vez que o bebê tenha nascido , já que o corpo pode levar de alguns meses a até um ano para recuperar os nutrientes "compartilhados" durante a gravidez.

Fale com seu médico, no entanto, se seu peso aumentar demais ou se você emagrecer muito. Os obstetras costumam medir a barriga das grávidas para ter certeza de que estão mais ou menos na medida esperada para o tempo de gestação.

Só faça algum tipo de dieta se tiver uma orientação médica específica. Por outro lado, não acredite na velha história de que grávidas precisam comer por dois, já que isso só fará você ingerir calorias desnecessárias e depois ficar frustrada.

O feto agora pesa cerca de 360 gramas, a partir desta semana a medição passa a ser feita do alto da cabeça até o calcanhar.
Estudos mostram que recém-nascidos sugam com mais vigor ao escutar a leitura de um livro que tenha sido lido pela mãe durante a gravidez. Se você quiser tentar, escolha um e comece a ler em voz alta.

Mas pegue um livro de que você goste mesmo, porque é muito provável que você vá lê-lo inúmeras vezes depois que o bebê nascer, e há grandes chances de essa se tornar a história favorita do seu filho na hora de dormir, mesmo quando ele estiver maiorzinho.

Está se sentindo surpreendentemente bem nos últimos tempos? Talvez esta seja a época mais agradável da sua gravidez.

Você ainda não está pesada demais, e os incômodos mais comuns na gestação, como os enjôos, a vontade constante de fazer xixi e o sono permanente, já tenham melhorado bastante. Relaxe e aproveite o máximo que puder. O terceiro trimestre está chegando, e ele costuma trazer um pouco mais de desconforto.


Um comentário:

  1. Que delícia! 21 semanas! Parabéns!!!

    Beijão

    Laura
    http://contandodiasparatervoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir