sábado, 21 de dezembro de 2013

Cuidados que a grávida deve tomar na correria do fim de ano

Por Malu Echeverria - atualizada em 10/12/2013 18h39

 Com a chegada das festas e férias de fim de ano, a rotina da família inteira muda. Compras, viagens, festas e excessos alimentares são comuns. Por isso, se você estiver grávida nessa época, deve ficar atenta a alguns detalhes para só ter boas lembranças deste fim de ano com o barrigão.

Viagens
Se o seu obstetra vai viajar, agende uma consulta alguns dias antes para checar se está tudo bem. O ideal é que ele indique algum médico substituto, de preferência um que esteja a par do seu histórico médico, para atendê-la no período em que estiver fora.
 Quem vai viajar é você? Em primeiro lugar, é preciso o aval do obstetra. Além disso, os cuidados variam de acordo com a saúde da mãe e do bebê e da idade gestacional.

gravida; natal (Foto: Thinkstock)


Compras
Prefira ir de manhã, quando o sol é mais fraco e as lojas estão mais vazias. Se tiver que enfrentar o trânsito, pare e estique as pernas a cada hora. Também compre os presentes que puder - e até o seu vestido de Natal ou Ano Novo - pela internet.
Durante as compras, não descuide da hidratação e alimentação. Tenha sempre uma garrafinha de água a mão e faça lanchinhos a cada três horas, com alimentos leves e saudáveis. O ideal é você ir acompanhada. Quando chegar em casa, repouse um pouco, colocando as pernas para cima para reduzir o inchaço.

Ceia e afins
Na maioria dos casos, não há restrição alimentar para as grávidas nesse período. Mas isso não significa que você pode se entupir de panetone, rabanada, peru, frutos secos e assim por diante. A dica é a mesma durante toda a gestação: coma de tudo, mas sem exageros. Refeições volumosas podem causar mal-estar, já que a digestão é mais lenta na gravidez. Evite também os pratos que não está habituada ou de origem duvidosa.
Como as bebidas alcoólicas estão fora do cardápio durante os nove meses, na hora de brindar, opte por sucos naturais, água de coco ou um coquetel de frutas.

Temperatura máxima
Alguns desconfortos comuns na gestação, como inchaços, tontura e pressão baixa, tendem a piorar com a chegada do verão. De férias ou trabalhando, as grávidas devem usar roupas leves e beber muito líquido. Pegue leve: nada de carregar peso e, algumas vezes ao dia, descanse com as pernas elevadas. Na hora de escolher roupas e sapatos para as festas, opte pelos confortáveis.

Na praia, na piscina...
Em primeiro lugar, não se esqueça do protetor solar e evite ficar no sol entre 10 e 16h. Tome bastante água e tenha cuidado com o que come fora (prefira levar frutas e sanduíches de casa para a hora da fome). Outra dica é não ficar com o biquíni molhado após o banho de mar ou piscina, que pode causar infecção por fungos e levar a candidíase, que provoca irritação, coceira e incômodos na região genital. Aproveite que a moda permite usar partes de cima e de baixo diferentes e troque sempre que possível.

Quase na hora do parto
Se o nascimento estiver previsto para esse período, melhor não viajar a lugares distantes ou de difícil acesso. Além disso, evite aglomerações. A correria típica de fim de ano tira o fôlego - e a paciência - de qualquer um. Na medida do possível, aproveite o intervalo para relaxar.

Fonte: CRESCER
Fonte: Mariano Tamura, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Barbara Murayama, ginecologista e obstetra (SP)

Um comentário: