quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

18 semanas de gravidez

Como seu bebê está crescendo

Nesta semana, o começo oficial do seu quinto mês de gestação, o bebê pode ter chegado a 15 centímetros de comprimento se medido do alto da cabeça até o bumbum, e já é capaz de sentir e ouvir, e pesa quase 200 gramas

Claro que agora tudo o que ele consegue ouvir é a batida do seu coração e os sons produzidos pelo seu sistema digestivo, mas, em breve, vai identificar também barulhos fora do útero e a sua voz.

Se você estiver esperando uma menina, o útero e as trompas já estão formados; se for um menino, os genitais já são visíveis, mesmo que insistam em se esconder justamente durante os ultrassons.

 


Como fica sua vida

Você está a uma semana do marco de metade do caminho na gravidez. Se você tem preocupações com o que vem pela frente, nossas páginas sobre cuidados pré-natais, complicações na gravidez e trabalho de parto contêm informações que podem ajudar a esclarecer dúvidas.

Mas, caso continue tendo outros temores, é importante ter abertura para conversar com o seu obstetra.

Nas próximas semanas, seu médico poderá pedir um ultrassom morfológico para observar os órgãos do bebê. Não deixe de levar seu marido ou um ente querido para esse teste, já que ele revelará seu filho chutando ou virando de um lado para o outro dentro de você.

O peito dele imita o movimento da respiração, mas ele não inspira ar, e sim o líquido amniótico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário