terça-feira, 12 de novembro de 2013

13 semanas de gravidez

O feto agora tem quase 8 centímetros de comprimento, se medido da cabeça até o bumbum, e pesa pouco menos de 25 gramas -- mais ou menos metade de uma banana.

Ele já tem impressões digitais só suas, e começa a fazer o movimento de procurar o mamilo para mamar.

Se você estiver grávida de uma menina, ela já possui cerca de 2 milhões de óvulos dentro dos ovários; quando nascer, esse número terá diminuído para cerca de 1 milhão. Conforme ela for ficando mais velha, o número de óvulos vai cair ainda mais, e, aos 17 anos, ela terá 200 mil óvulos. 
Quanto a você, as coisas devem estar começando a parecer mais fáceis. Para muitas mulheres, os efeitos colaterais do princípio da gravidez -- frequência urinária, cansaço, enjôos -- diminuem no segundo trimestre. 
Embora sua barriga provavelmente já esteja aparecendo o suficiente para mostrar ao mundo que você está grávida, ela ainda não atrapalha muito. Faltam meses para o parto, mas seus seios podem já ter começado a produzir o colostro, um líquido amarelado e meio transparente que vai alimentar o bebê nos primeiros dias, antes da "descida" do leite.
O útero já cresceu o suficiente para deixar claro que aquela nova barriguinha é mesmo de gravidez. Curta esta nova fase da gravidez mais tranquila, afinal a parte mais difícil de desenvolvimento do bebê ficou para trás. 

Como fica sua vida

Você está oficialmente no segundo trimestre da gravidez, o que traz duas boas notícias. Primeiro, o risco de um aborto espontâneo diminui substancialmente; outra coisa é que muitas mulheres dizem que os incômodos iniciais da gestação, como o enjoo matinal, melhoram agora.

Com menos náusea e mais energia, talvez você até note um aumento da libido.

Se você deixou de se sentir enjoada, pode ser que passe a ter um apetite de leão. Procure ter sempre em casa alimentos saudáveis para beliscar, como frutas variadas ou cenoura crua, assim você alivia a fome sem comer bobagens.

Está se sentindo estranha ou descoordenada? Não se preocupe, é comum ficar meio desajeitada na gravidez.

Sinais de amamentação

O nascimento do bebê ainda está distante, mas seu corpo pode já ter começado a produzir o colostro, aquele primeiro líquido que alimenta a criança logo após o parto, antes de o leite propriamente dito "descer".

A estatura de uma mulher não tem nada a ver com sua capacidade de amamentar nem de dar à luz, então saiba que, mesmo que você seja mais baixinha, terá todas as condições para um parto normal e para dar de mamar a seu filho -- nesse caso, tamanho não é documento.

E quem tem mamilos invertidos ou colocou prótese também não precisa se preocupar, porque estes geralmente não são impedimentos para ter leite e dar o peito para o bebê.

http://brasil.babycenter.com/desenvolvimento-fetal-13-semanas-de-gravidez#ixzz2kQvoDdiC

5 comentários:

  1. amiga linda parabéns
    que maravilha
    que saudades dessa emoção
    do contar dos chutes das ultras
    linda noite bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas 13 semanas... É muito bom quando o primeiro trimestre acaba né... rsrs dá um grande alívio...
    Aproveita bastante pq o segundo trimestre é o melhor...

    beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Agueda,

    Essa fase é uma delícia! Aproveite muito!!!

    Beijos
    Carina e Maria Carolina

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas, vim mostrar pra vocês alguns dos meus trabalhos. Faço retro para aniversários em geral (casamento, namoro, 1 aninho...) e para homenagens...
    Tem coisa mais linda que presentear alguém especial com o vídeo? Ou colocar na festinha do seu filho...
    Abaixo algumas amostras...

    http://www.youtube.com/watch?v=7kusD5x_774

    http://www.youtube.com/watch?v=H9ifVZchlTY

    http://www.youtube.com/watch?v=r0_CS-1d0Wg

    interessados mandar email para: ttxd_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Owwn q lindo amiga, parabens por mais uma semana, eu descobri o sexo do bebe com 13 semanas e 6 dias, pura ansiedade srsrs.
    Aproveite cada momento, beba bastante agua, ande, descanse, se acomode bem na cama, usufrua da cama srsr
    bjo querida

    ResponderExcluir