sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Aula de Fisioterapia



Ontem era dia de ir na fisioterapia, então lá vamos nós, essa ai do meu ladinho além de ser minha companheira de Fisio também é minha vizinha, tá gravidinha da HELOÍSA, vai ser uma criançada só daqui uns tempos.






Oito razões para não ficar parada durante os nove meses:
1. Aumenta a disposição
A gravidez faz com que você perca um pouco do condicionamento físico, o que tende a ficar mais acentuado com o passar dos meses – afinal, é como se o seu organismo estivesse trabalhando em jornada dupla. Por isso, é fundamental o trabalho aeróbico para recuperar o pique. A gestante que fizer exercícios físicos cinco vezes por semana, durante meia hora, já vai sentir a diferença para realizar atividades corriqueiras.
2. Alivia desconfortos da gravidez
Dor na região lombar e na coluna são comuns pelo ganho de peso e porque a grávida projeta o ventre para a frente assim que a barriga começa a aparecer e, assim, sobrecarrega a coluna. Trabalhar essas regiões faz com que a musculatura fique fortalecida, e aí é mais fácil a sustentação do peso, o que evita as temidas dores (e no último trimestre elas tendem a se acentuar). A prática esportiva também estimula a sudorese, reduzindo o inchaço.
3. Diminui a chances de desenvolver diabetes gestacional
Alguns hormônios que ficam com níveis mais altos por conta da gestação, como progesterona e estrógeno, dificultam a entrada de açúcar nas células, e aí o organismo produz mais insulina na tentativa de absorver esse açúcar extra. Esse movimento pode causar o diabetes gestacional. A gestante que faz exercícios queima mais calorias e mais açúcar e, assim, controla melhor o índice glicêmico. Com isso, as chances de ter diabetes é menor.
4. Melhora a autoestima
Toda atividade física traz bem-estar, e com as grávidas não é diferente. Durante a prática esportiva há liberação de endorfina, o hormônio conhecido por dar aquela sensação de prazer. Além disso, afirmam os especialistas, é um momento do dia que você reserva para cuidar de si mesma (e do bebê, claro). Outro ganho é que você se sente mais no controle das mudanças que estão acontecendo com seu corpo.
5. Ajuda a controlar o ganho de peso
Você sabe que deve ganhar de nove a 12 quilos. Quem faz atividade física gasta mais energia, o que ajuda a atingir essa meta (e não passar dela). Isso não significa que você pode descuidar da alimentação.
6. Beneficia o sono 

Praticar exercícios faz com que você durma melhor: como gastou mais energia, vai sentir um cansaço maior. A liberação de endorfina, como você viu, também a deixa mais relaxada, o que propicia uma noite de sono tranquila. Além disso, quando você pratica uma atividade completamente diferente do que faz no restante do dia, é como se deixasse a parte ligada ao cotidiano “descansando”, o que também ajuda a liberar o estresse.
7. Faz bem para o bebê
As pesquisas mostram uma infinidade de benefícios: são maiores as chances de o bebê nascer com peso normal (entre 2,5 e 3,5 quilos). Afinal, a prática esportiva combate a obesidade; seu filho pode ser mais inteligente e ter uma performance melhor nos esportes na fase adulta, uma vez que a atividade física aumentaria o número de neurônios e a troca de informações entre eles.
8. Auxilia no parto
Claro, não existe garantia de que quem pratica esportes apresenta mais chances de parto normal. Mas é sabido que a mulher que possui uma capacidade física melhor ajuda mais na hora do parto vaginal, porque é capaz de fazer mais força. Um estudo mostrou também que elas pedem menos anestesia.

Fontes: Alexandre Pupo Nogueira, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês (SP); Alexandre Souza Rebelo, professor de educação física que atua como personal trainer em grandes academias e faz treinamentos específicos para gestantes; Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz (SP)

Um comentário:

  1. Adoreiii , é bem isso msm praticar esportes é tudo.
    Fala pra vc amiga que fez uma otima escolha, minha melhor amiga, irmã se chama heloisa e ela é uma benção =)
    bjoo
    http://jessicaegregory.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir