terça-feira, 17 de setembro de 2013

Gestantes terão vacina contra coqueluche gratuita em 2014


Imagem google


O Ministério da Saúde publicou este mês no Diário Oficial da União a decisão de oferecer a gestantes a vacina DTPa (tríplice acelular contra difteria, tétano e coqueluche) gratuitamente. Inicialmente, a previsão era disponibilizá-la ainda neste semestre, mas, segundo o Ministério da Saúde, ela estará disponível na rede pública em 2014. Ainda não foram divulgados detalhes sobre campanhas de imunização ou a data exata de seu lançamento.
A iniciativa foi baseada em dados do Ministério sobre os avanços da coqueluche no país - os casos passaram de 2.258 em 2011 para 4.453 em 2012. Dos registros no ano passado, 97% aconteceram em bebês menores de seis meses, idade em que a criança ainda não desenvolveu total proteção contra a doença (o esquema de vacinação dos bebês é feito em três doses: a primeira aos 2 meses, a segunda, aos 4, e a terceira, aos 6 meses). “Embora o resultado ainda não seja comprovado, o que se espera com essa estratégia é que, vacinando as gestantes, elas passem esses anticorpos para o bebê, que já nasceria previamente imunizado”, afirmou Eitan Berezin, presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Atualmente, a vacina DTPa é oferecida apenas nas clínicas particulares de vacinação - e as grávidas podem tomá-la seguindo sempre a recomendação do obstetra.

Por Crescer - atualizada em 16/09/2013 11h25

http://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2013/09/gestantes-terao-vacina-contra-coqueluche-gratuita-em-2014.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário