terça-feira, 24 de setembro de 2013

A Primeira Ultra


Ontem conhecemos o nosso bebê, ai que emoção, que sentimento, que realização.


Bebê

Há um monte de coisas que eu gostaria de dizer para você. Um monte mesmo. Mas você é meu pequenino ainda, e o mundo aqui fora é bem complicado. Complicado até para os adultos, sabe. Então eu quis escrever para que eu mesma não esquecesse de te dizer essas coisas um dia. São apenas alguns pensamentos soltos, pensamentos de uma mãe que se preocupa com o filho e com o mundo em que ele viverá...

- O mundo aqui fora é legal. Tem muita coisa bacana, muito lugar bonito, muita gente interessante. Mas também tem coisa feia e gente ruim. Do mal mesmo, como os inimigos dos seus super-heróis favoritos. E esses inimigos se disfarçam bem. Às vezes usam máscara, às vezes fazem cara feia, às vezes falam um monte de coisa só para disfarçar. Só o que nós podemos fazer... é aprendermos a reconhecer esses perigos e a nos defendermos deles.

- Seja gentil com as pessoas. Ser gentil é ser bem educado, pedir licença, agradecer. É esperar sua vez para falar ou para fazer qualquer coisa. É respeitar.

- Respeitar. Respeite os mais velhos, que às vezes não conseguem correr tão depressa como você. Respeite os menores que você, que ainda vão aprender tudo que você já sabe. Respeite aqueles que tiverem algum dodói e só conseguirem brincar de forma diferente da sua.

- Diferenças. Nem todo mundo é igual. Nem todo mundo pensa igual. Há pessoas de todo tipo. Com a pele mais clara, mais escura, que se vestem de um jeito ou de outro, que gostam de maçã mas não gostam de banana. Mas ninguém é melhor ou pior por isso. Só diferente.

- Você já sabe que há meninos e meninas. Sabe que meninos fazem xixi em pé e as meninas fazem sentadas. Há muitas outras diferenças entre meninos e meninas , mas há muitas semelhanças também. Tanto meninos como meninas brincam, correm, comem, dormem. Algumas pessoas acham que há coisas só de meninos e coisas só de meninas. Mas, na maioria das vezes, essa história é só conversa. Quer um exemplo? Há meninos cozinheiros e meninas motoristas. Por isso, meninos podem sim brincar de casinha e meninas podem brincar de carrinho.

- Você vai aprender que, infelizmente, nem sempre a gente ganha. Às vezes perdemos em um jogo. Às vezes perdemos um objeto de que gostamos. Às vezes perdemos pessoas. Mas você também vai aprender a diferença entre perder e desistir. Não desista do que for importante para você. Não desista do que ou de quem você amar.

- Cuide dos seus dentes. Dente machucado, sujo ou com bichinhos faz um dodói chato pra caramba. Um dodói que dói mesmo. Já dentes branquinhos deixam seu sorriso ainda mais lindo.

- Respeite os animais. Eles sentem dor, fome, ficam tristes e doentes. Só não sabem falar como a gente, mas sentem. Eles podem ser nossos amigos, podem cuidar da gente, da nossa casa, nos fazer companhia, nos dar alegria. São seres vivos e moram aqui, nesse planeta, como nós.

- Não tenha vergonha de dizer que gosta de alguém. Às vezes a pessoa sente a mesma coisa. Às vezes não. Mas com certeza todos gostam de ouvir que são queridos.

- Não minta. Não estou falando das tais "mentirinhas inocentes", que um dia você vai entender o que são. Estou falando de mentiras grandes. Mentiras que enganam as pessoas que você gosta e as que gostam de você. Quando a verdade aparece (e ela sempre aparece), a pessoa para quem você mentir ficará muito triste. Talvez nem consiga mais confiar em você. E você também ficará triste.

- Todo mundo erra. O tempo todo. Não pense que, por ser adulto, você não cometerá mais erros. Tenha a humildade de entender que sempre há algo a aprender.

- Quando você decepcionar alguém - e infelizmente isso vai acontecer -, tente se colocar no lugar dessa pessoa. Tente imaginar o que ela/ele sentiu. Isso ajudará você a talvez agir de outra forma. Ou, ao menos, poderá te ajudar a entender os sentimentos dos outros.

- Quando alguém decepcionar você - e infelizmente isso também vai acontecer -, vai doer, eu sei. Você vai ficar triste, vai chorar. Mas isso vai te fazer crescer também. Vai te ajudar a entender que nem sempre as pessoas agem como esperamos.

- Não tenha vergonha de chorar quando for adulto. Alguns adultos acham que não precisam chorar ou que, se forem vistos chorando, vão ser considerados fracos. Fraqueza é esconder o que sente. Se tiver vontade, chore. Se estiver muito triste, com medo, ou até mesmo se estiver muito feliz. Chorar alivia. Ajuda a colocar as sensações para fora.

- Por favor, não suma. Quando você for crescer e estiver descobrindo o mundo... quando se encantar por alguém, quando quiser apenas se divertir, quando quiser curtir a vida com seus amigos, quando quiser um tempo sozinho para pensar. Independentemente do motivo: não suma. Não me deixe sem notícias, olhando para o telefone madrugada adentro ou esperando a porta se abrir. Dê ao menos um telefonema para acalmar meu coração.

- Por fim, não se esqueça dos seus pais. Eu sei que, quando você crescer, o mundo terá muitas coisas para te mostrar. Mas lembre-se que vou adorar ouvir você contando o que conheceu, as pessoas, os lugares, as comidas, as lambadas que levou da vida. Vou adorar ouvir sua voz do outro lado do telefone. Vou adorar abrir a porta e ver você sorrindo. Ou chorando, se assim estiver. O importante é que você saiba que estarei pronta, sempre, a qualquer hora, para te ouvir, para te ajudar, para rir com você, para te abraçar. E, se você quiser, seguro sua mão até você dormir... .

4 comentários:

  1. Lindo demais!!! E nessa fase que me encontro chorando a toa, agora chorei mais um pouco....rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sempre emocionante, aqui filmei todas e até hoje assito emocionada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah... que coisa mais lindinha! É pura emoção né?
    ah... senti saudades da barriguinha de grávida...


    bjks


    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais lindaaaaa.....Eu também adorava falar com minha filha,mas sabe que eu comprei um Album de folhas antigas,bem rustico e colei várias fotos,com cartões e palavras minhas pra ela.
    Sabe que eu ainda não consegui transmitir em palavras o que gostaria.Mas outro dia eu percebi assim,sem querer que minha filha absorveu tudo o que eu sem querer passei pra ela,tipo,ela tem medo das coisas que eu tenho,fiquei até com pena.
    Eu sempre necessitei para me sentir bem e segura de portas no corredor que separa o quartos,sabe? Pra mim quanto mais chave e porta melhor,dai ela se preocupa em ver se as portas estão trancadas,em ser amiga e carinhosa com os outros,em pedir desculpas quando erra...Tanta coisa,levei um susto,as crianças aprendem absorvem tudo ao redor....Graças a Deus a minha só tem amor,limite e respeito que temos por ela e um pelo outro.
    Sabe que eu quando muito nervosa gritava,era uma unica palavra,assim:
    -Para minha filha....(Mas alto,ela tem 08 anos e danadinha),pra que,ela aprendeu a gritar com as amiguinhas,quando percebi me corrigi imediatamente...Filho melhora a gente...kkkkk.
    Beijinhos,podia ficar horas aqui falando sobre filho,tive uma única,mas foi um milagre na minha vida e do meu maridinho e me sinto abençoada.....E vocês também....
    Bjssss
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir