quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Rinite alérgica na gravidez

 

A rinite é uma doença freqüente na grávida?

A rinite alérgica é uma doença muito vista em gestantes.
Os sintomas principais são: espirros repetidos, coriza líquida, coceira em narinas, olhos, ouvidos, céu da boca, ouvidos e congestão nasal. Surge também gotejamento de secreção que escorre pela parte posterior do nariz, provocando pigarro ou tosse. Em alguns casos, pode se acompanhar também de conjuntivite: olhos avermelhados, irritados, lacrimejando e coçando. Por isso, pode ser confundida com gripes e resfriados. 

A rinite alérgica piora na gravidez?

Toda gestante, mesmo que não seja alérgica, apresenta uma tendência para ter obstrução (entupimento) nasal, como consequência do efeito dos hormônios aumentados durante a gravidez. Seria de se esperar, portanto, que a mulher portadora de uma rinite alérgica antes de engravidar, tivesse mais propensão à piora
na gestação. Entretanto, estudos científicos mostram que este padrão não ocorre: enquanto algumas pioram, outras melhoram ou não modificam sua rinite durante a gestação.


 Toda rinite da gestante é alérgica?

Não. Existe um tipo de rinite que se inicia na gravidez e que pode surgir tanto nas mulheres alérgicas como em não alérgicas, apenas pela a
ção dos hormônios. O estrogênio, por exemplo, é um hormônio que promove o crescimento das células do útero, principalmente no endométrio, para que o óvulo fecundado se instale e para permitir seu crescimento adequado. Alguns tecidos nasais também são igualmente influenciados pelo estrogênio, ocorrendo crescimento celular, provocando congestão nasal e dificuldade para respirar. Além disso, grávidas são muito sensíveis a cheiros, fumaças e mudanças de temperatura, o que contribui para piorar a congestão e obstrução nasal. 


 Quais são as conseqüências da rinite durante a gravidez?

A rinite muitas vezes não é valorizada, sendo considerada uma doença de pouca importância, mas não é verdadeiro. A manutenção dos sintomas e principalmente da obstrução nasal pode provocar complicações como sinusite, tosse crônica, respiração bucal e piora ou surgimento de asma, o que pode prejudicar a gestação.


 Quais são as principais complicações da rinite na gravidez?

A sinusite é a complicação mais frequente, pois a imunidade da mulher se altera durante a gravidez, facilitando a instalação da infecção bacteriana. Os sintomas principais da sinusite são: dor de cabeça, obstrução nasal persistente, secreção catarral do nariz, febre ou mal estar. Em algumas pessoas pode se manifestar apenas com acessos de tosse, piorando à noite.
A rinite alérgica provoca obstrução nasal, que pode se tornar muito intensa. As narinas constantemente obstruídas obrigam a gestante a respirar com a boca aberta (ou semi-aberta), o que termina por provocar pigarro, ressecamento, infecções de amígdalas ou da faringe, além de prejudicar o sono, impedindo um repouso adequado e afetando a sua qualidade de vida. Além disso, a respiração feita pela boca leva um ar mais seco e mais frio para dentro dos brônquios, o que pode influenciar na asma, provocando crises.

 Fonte:Blog da Alergia

Sei que a rinite me pegou valendo, a ponto que tive que ligar pro meu médico pedindo um remédio, ele receitou o NOEX e o EBASTEL.
Estou malzinha mais logo logo passa.
Bjãooo

E alguém ai também sofreu com rinite na gravidez ? 

3 comentários:

  1. Melhoras Agueda, nossa minha grávida foi bem tranquila até a última semana. Ai foi barra, mas graças a Deus já esta no fim.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tb tive algumas crises de alergia na gravidez, é bem ruim e se for no final vc se sente sufocada!! Melhoras a você ! beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa melhoras flor! Graças a Deus eu não tive isso, deve ser bem desconfortável!
    Beijos em vocês e melhorassssss

    ;D

    ResponderExcluir