quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Translucência Nucal

Para saciar a expectativa da futura mamãe de saber se está tudo bem com o seu bebê, há alguns exames que são feitos por especialistas durante toda a gestação que podem dizer se está ou não tudo bem com o bebê em desenvolvimento. Um desses exames é a medida de Translucência Nucal (TN). 

A Translucência Nucal é medida durante a ultra-sonografia realizada entre a 11a e 13a semana gestacional. A ultra-sonografia geralmente é abdominal, mas se a medida não for possível, pode ser necessária a realização da ultra-sonografia transvaginal.  Se houver um acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, mal-formações ou alguma síndrome genética.  

Translucência normal < 2,5mm Translucência anormal >2,5 mm

A medida da translucência nucal deve ser realizada quando o feto tem entre 45 e 84 mm de comprimento, medindo da cabeça à nádega. Isto corresponde a cerca de 11 a 14 semanas de gestação contadas a partir do primeiro dia da última menstruação. A medida da translucência nucal não é um teste de diagnóstico, ela apenas define qual grupo tem alto ou baixo risco. Para diagnosticar se o feto tem, por exemplo, a síndrome de Down deverá ser realizada uma biópsia de vilosidades coriônicas ou amniocentese. A medida da translucência nucal começou a ser utilizada na década de 90 pela maioria dos grandes centros médicos. Para medida adequada da translucência nucal recomendamos que sejam seguidos os padrões de medida definidos pela Fetal Medicine Foundation.

4 comentários:

  1. Esse era um dos temidos ultras, eu fiquei tão nervosa no dia de fazer mas graças a Deus estava tudo bem !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu tb fiquei mto nervosa nesse exame!
    Mas depois que vi que estava td bem deu pra curtir bastante, e é uma das US que pega as imagens mais bonitinhas do bebê!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Acho que esse exame todas mamães ficam super ansiosas para fazer né!
    Afinal é um dos mais importantes da gestação toda.
    Graças a Deus o meu foi tudo tranquilo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus esta tudo bem. Também temi com este exame, mas para frente tem outro. BJs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir